Após indícios de fraude, Justiça Eleitoral derruba pesquisa que dava vitória a Isau

Por Fronteira364 22/09/2024 - 16:05 hs

Após indícios de fraude, a justiça eleitoral derrubou uma pesquisa eleitoral da empresa Brasil Dados Pesquisas LTDA, que dava vitória a Isau Fonseca.

A justiça também determinou a exclusão de todas as publicações que façam referência a pesquisa eleitoral.

De acordo com o magistrado, a empresa “não deu cumprimento a própria metodologia a que se comprometeu, pois não foram especificados os bairros em que os dados foram coletados, bem como o número de entrevistados nos locais respectivos, colocando em dúvida os dados coletados e fidedignidade da própria pesquisa.”

O juiz alegou ainda que “se persistir tais publicações, sua replicação nos aplicativos de mensagens e outros mecanismos de tecnologia, somente aumentarão a divulgação de dados inconsistentes e inexatos.”

O juiz também deu 8 (oito) horas para a retirada das publicações que façam referência a pesquisa, sob pena de multa diária no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Conforme reportagem feita pelo Fronteira, um dos representantes da empresa Brasil Dados passou 8 (oito) meses enviando mensagens a Affonso Cândido, alegando que o deputado estava liderando todas as pesquisas que a empresa vinha realizando. Após a reportagem, a empresa publicou uma nota em que reconhecia a autenticidade das mensagens, mas alegou que a abordagem se deu “dentro dos parâmetros éticos e profissionais”.

“Reconhecemos que Frank Almeida, em sua função de agente do Instituto, manteve contato com o referido candidato nos meses mencionados pela reportagem”, diz a nota.

No dia 28 de fevereiro, Frank manda a seguinte mensagem: “Bom dia, deputado, tudo bem? É o Frank da Brasil Dados Pesquisas ltda. Fizemos pesquisa em Ji-Paraná. Seu nome para prefeito está bom.

No dia 24 de abril, Frank torna a entrar em contato com Affonso: “Bom dia, deputado! Você vai sair para prefeito? É o Frank da Brasil Dados Pesquisas ltda.”

Em 9 de maio, Frank manda novamente mensagem para Affonso: “Nobre, bom dia. Deputado, você está bem aí para prefeito”.

No dia 24 de maio, Frank entra novamente em contato com Affonso: “Deputado, fizemos um levantamento em Ji-Paraná. Seu nome está bom, em primeiro”.

No dia 6 de agosto, Frank manda a seguinte mensagem para Affonso: “”Deputado, boa noite! Frank da Brasil Dados Pesquisas ltda. Passei aí, fiz a pesquisa. Você está liderando”.